quarta-feira, 16 de julho de 2008

CAPOEIRA É PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL

Nesta terça-feira, 15, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reuniu-se no Palácio Rio Branco, em Salvador, BA, e aprovou a proposta de registro da capoeira como patrimônio cultural do Brasil.

A decisão coloca a dança / luta / jogo / esporte – como queiram – a um patamar elevado na herança do povo negro para a formação da cultura da Bahia e do Brasil.

Com o registro, o governo, a partir de agora, vai elaborar projetos e políticas públicas que envolvem ações necessárias para a continuidade das rodas de capoeira e a valorização dos mestres, responsáveis diretos pela perpetuação dos ensinamentos.

O plano de salvaguarda da capoeira inclui o reconhecimento do notório saber dos mestres e planos de previdência especial para os mais velhos; um programa de incentivo no mundo; a criação de um centro nacional de referência da capoeira e outras ações.

Sem preconceitos, mas o pastor Baltazar, um ex-mestre de capoeira, afirma em seu testemunho que esta dança nada mais é do que “dança de demônios” e o toque do berimbau é o ponto-chave para invocar a manifestação dos bichos.

Há um projeto no RJ para que esta “dança” seja ensinado nas escolas públicas.

O que vc acha?

2 comentários:

ALTAIR GERMANO DA SILVA disse...

Nobre amigo e pastor Cyro Mello, parabéns pelo blog.

Gostaria de lhe convidar para agregar-se a UBE, e fazer parte da maior rede de blogs evangélicos do Brasil (e quem sabe, do mundo?).

Para isto é só incluir a logo da UBR e o link http://blogueirosevangelicos.blogspot.com em seu blog.

Um abraço e a paz do Senhor!

ESTUDANTES DE HISTÓRIA disse...

Conheci o Pr Baltazar (é um verdadeiro Pedro da viva)...cheio do poder de Deus!!!

Homem que tem um testemunho maravilhoso e verídico,quando prega milhares de pessoas são batizadas com Espírito Santo de Deus...fato que eu pessoalmente já presenciei,não estou a relatar o que ouvi de terceiros não...inclusive esse que vos escreve teve uma das maiores experiências espirituais que um ser humano pode ter(batismo com Espírito Santo) durante sua ministração!

Então, se ele disse isso, devemos ter mais cautela,pois ele pode estar certíssimo!

Não quero com isso dizer que ele é infalível,claro,mas...

Estou dizendo isso porque,fui pesquisar sobre ele na web(para vê se encontraria alguma notícia dele)e deparo-me com isso!

Respeitosamente e no amor de Cristo

Marcelo Pires