sexta-feira, 11 de julho de 2008

O que devo fazer para tornar-me um missionário


Com muita freqüência, recebemos cartas de irmãos, na maioria jovens, desejosos de fazerem a vontade de Deus e atender a Grande Comissão do Senhor Jesus Cristo. São cartas sinceras, de coração aberto, que demonstram grande interesse em se envolver com a obra missionária. Com toda certeza, o Espírito Santo, o real mentor da obra missionária é que tem constrangido esses corações a tomarem tais iniciativas. Na intenção de contribuir com esses servos do Senhor, apresentamos algumas recomendações que julgamos fundamentais...

1. Procure não perder de vista este alvo.

Você não chegará a lugar algum se não tiver um alvo. Se, de fato, seu alvo é servir ao Senhor na obra missionária, procure manter todos seus caminhos (atividades, cursos, família) nessa única direção. Paulo afirmou o seguinte: “... mas uma só coisa faço, e é que, esquecendo das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo . . .” Fp 3.13,14. Esse momento da sua vida requer muito cuidado. O impacto da chamada divina deixou seus sentimentos muito sensíveis. Lembra o que aconteceu com Paulo, na estrada de Damasco? Ele ficou cego durante três dias(At 9.9)! Você pode estar fazendo uma série de questionamentos na sua própria mente. É aí que poderão vir as dúvidas. Não permita que as dúvidas cresçam, mas elimine-as uma a uma. Tiago diz que a pessoa duvidosa é “semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte”, Tg 1.6. Está escrito que essa pessoa não receberá coisa alguma do Senhor (versículo seguinte).
Uma das mais poderosas armas nas mãos do adversário é exatamente a dúvida. Alguns dos questionamentos que surgem são os seguintes: “Mas, eu, um missionário? Não, Deus não teria coragem de chamar uma pessoa como eu. Eu não tenho capacidade”

2. Converse com seu pastor sobre esse assunto.

Em Hb 13.17 e 17, afirma o seguinte: “Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar contas delas”. Certamente, ele é a pessoa mais indicada para o aconselhamento. Partindo do princípio que o líder é alguém que, da mesma forma, deseja ver o grande “Ide” de Jesus cumprido, procure compartilhar seus sentimentos em relação à obra missionária. Esteja atento para as palavras que ele irá ministrar ao seu coração. Certamente o Senhor o usará para isso. Ainda que ele fale algo que você não gostaria de ouvir, não se sinta frustrado.

3. Procure compartilhar esta visão com pessoas de comprovada maturidade espiritual,

que não tenham conceitos deturpados sobre a obra missionária. Muitas pessoas são muito ativas para aconselhamento, mas nem todas são preparadas para isso. Há muitos chamados “profetas” que, nessa hora, logo se apresentam para afirmar que o “Senhor mandou”, o “Senhor falou”, o “Senhor quer isso ou aquilo”. Esteja atento. Deus fala sim, mas esteja alerta para identificar se realmente é o Senhor, ou se é apenas alguém tentando dar alguma sugestão pessoal.
Há muitas pessoas bem intencionadas que naufragaram no início da carreira missionária por darem ouvidos a “profetas” que não foram enviados pelo Senhor.


4. Procure preparar-se na área teológica,

a fim de ministrar a Palavra de Deus. Em 2 Tm 2.15; está escrito “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. Observe que o texto não está dizendo que você é obrigado a ser aprovado, muito menos que você tem que manejar bem a palavra. Não é uma exigência, de vida ou morte. Não é uma imposição. É uma sugestão. É opcional. Esse “Procura”, do texto quer dizer: esforça-te, demonstra interesse, faz a tua parte, paga o preço. Ainda que seu ministério não seja de plantação de igrejas, o conhecimento bíblico é indispensável. Você pode ser um obreiro, missionário, líder, mas também pode ser reprovado. Também pode manejar pessimamente a palavra. Você acha que o Senhor quer isso? Obreiros seus despreparados? Para enfrentar uma cultura diferente, de maneira despreparada? Certamente, não. Então, faça a sua parte: procure se preparar. E faça-o com muita dedicação. Há muitas escolas de treinamento especializadas para esse momento. Se você não dispõe de condições para um curso intensivo de treinamento, faça um curso por correspondência. Você perceberá o quanto essa iniciativa o ajudará. Sugiro o Curso Bíblico por Correspondência da EMAD, Escola de Missões das Assembléias de Deus.

5. Busque intensamente conhecer o tempo de Deus para a sua vida,

nada fazendo sem a absoluta certeza que o Senhor está dirigindo. Algumas vezes a chamada de Deus na nossa vida é tão intensa que desejamos partir para uma terra distante logo no dia seguinte. Não esqueça da preparação. É indispensável. Você talvez argumente que “as almas estão perecendo”. Sim, é verdade, mas se você não estiver preparado para tratar com as almas perdidas, você poderá ter grandes problemas e retornar antes do tempo. Leia Rm 12.2; se houver dúvidas peça sinais inequívocos - é bíblico - lembra-se de Gideão? Veja as referências: Jz 6.17, 36-40; 2 Re 20.8 e Ex 4.1 e 8.

6. Se o irmão(ã) ainda não é casado(a) e se pretende casar, procure um cônjuge que possa compartilhar a mesma visão.

Muitos projetos foram soterrados porque o cônjuge escolhido não possuía a mesma visão quanto a obra de Deus. Contrair matrimônio com alguém que não concorda com a visão de Deus para a evangelização do mundo, pode constituir-se em “jugo desigual”, como afirma o texto de 2 Co 6.14. Também você precisa admitir que ser solteiro não é pecado, ou o fim do mundo. É claro que Jesus mandou os setenta de dois em dois, mas isso não significa necessariamente que você terá que ser casado(a). Ter um cônjuge é importante, mas não é uma questão indispensável. Tampouco você precisa casar às pressas porque tem uma chamada missionária. Isso é perigoso e pode abortar o processo. Inicie o processo de preparação e, durante esse percurso, o cônjuge aparecerá! Crês tu nisto?

7. Procure ler livros e revistas que falem sobre missões.

São livros que mostrarão experiências de pioneiros na obra missionária. Comece lendo a história das Assembléias de Deus do Brasil. Embora os tempos e circunstâncias hajam mudado sensivelmente, a ação do Espírito Santo, o real mentor da obra missionária, não mudou. Sua ação é a mesma, apenas usando personagens diferentes. Sugerimos os seguintes: Diário do Pioneiro, Enviado por Deus, Totem da Paz, Senhores da Terra, Tochas de Júbilo, Por esta Cruz te Matarei, O Ide Levado a Sério, Atrevi-me a Chamar-lhe Pai.
Através da leitura desses livros você entenderá a necessidade de preparo, a necessidade de escrever suas atividades diárias, etc.

8. Nunca desista.


Saiba que o inimigo das nossas almas fará qualquer coisa para criar embaraços na sua caminhada, porque esta é a atividade dele: matar, roubar e destruir, Jo.10.10. Ele se sente muito bem destruindo sonhos. Entretanto, nós, os salvos, estamos colocados nas regiões celestiais (Ef 2.6), acima de todas as trevas que porventura tentem se levantar contra a obra de Deus, Ef 1.21.


Se você acha difícil a questão financeira para se preparar ou mesmo para seguir para o campo, lembre-se de Ageu 2.8: “Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos exércitos”. Todos os recursos de Deus estão disponível para seis filhos e não para os filhos das trevas.


Entenda que durante seu período de treinamento, você receberá instruções nessa área, ou seja, como levantar recursos para ir para o campo.

Entenda que não é nossa intenção prescrever fórmulas mágicas ou tornar as coisas mais difíceis com estas recomendações. São apenas passos importantes que devem ser observados, para evitar constrangimentos futuros. Esperamos ter contribuído para que o seu alvo seja alcançado, Fl 1.6.

Juntos na evangelização do mundo


PR CYRO MELLO
DIRETOR DA ESCOLA DE MISSÕES ÔMEGA


cyromello@pop.com

Nenhum comentário: