quarta-feira, 16 de julho de 2008

FAZE A OBRA DE UM EVANGELISTA

Billy Grahan

O mundo nunca esteve tão preparado para receber a pregação do evangelho como está agora.
As pessoas estão desiludidas. O mundo secular não tem respostas para elas. Temos tentado de tudo para alcançar paz e segurança, mas não temos encontrado. Materialismo, política, drogas e álcool; sexo e dinheiro; ocultismo e adoração aos demônios; falsas filosofias e religiões, tudo isso tem falhado. Isto faz com que milhões de pessoas estejam abertas para receberem a mensagem de esperança que há na pessoa de Jesus Cristo.

As palavras de Jesus em João 4.35 nunca me desafiaram tanto: “Eis que eu vos digo, levantai os vossos olhos e vede as terras que estão brancas para a ceifa”. As pessoas estão preparadas para ouvir e continuam esperando, como se dissessem: “Eu quero algo que me satisfaça. Quero algo que preencha o vazio em mim e não estou encontrando“. Os casamentos estão quebrados, os lares estão desmoronando; a moral esta em baixa.

Meu pai foi um fazendeiro, por esta razão eu entendo alguma coisa de fazenda. Provavelmente ele desejou que eu soubesse mais, porém eu aprendi bem uma coisa: o tempo da colheita é pequeno. Este é o tempo da colheita na América, Canadá, México e em todas as partes do mundo. Nunca vi tantas pessoas aceitarem a Cristo em tão pouco tempo como agora.

Quando Paulo chegou em Corinto, ele disse: “Porque nada me propus saber entre vós, senão Jesus Cristo e este crucificado”, 1 Co 2.2. Esta foi sua mensagem. Ele poderia ter usado a habilidade intelectual ou sua oratória, mas não o fez.

Estava na noite de abertura de uma cruzada evangelística, em um grande estádio, na Austrália. Voltei-me para o bispo Marcos Hoane, um dos grandes homens de Deus que tenho conhecido, e presidente da nossa Cruzada, e perguntei-lhe: Marcos, o que eu deveria pregar está noite? Sem hesitar, ele respondeu: “pregue sobre João 3.16 durante as 3 semanas que vai estar aqui. Esta é uma mensagem que precisa ser ouvida na Austrália”.

Se você perguntar ao apóstolo Paulo como ele comunicou o evangelho, ou qual foi o seu segredo, ele diria: “Eu preguei a Cristo”. Paulo sabia que existe um poder edificante na mensagem do evangelho, e o pregador não precisa fazer isto como se fosse um trabalho seu. Precisamos entender bem isto quando nos levantarmos para proclamar a mensagem ou quando aconselharmos, individualmente.

Paulo sabia que o Espírito Santo conduz a mensagem da cruz e a mensagem da redenção e da graça através da pregação do evangelho de Cristo e infunde nas pessoas com autoridade e poder. Quando pregamos “Cristo crucificado” há um poder como de uma dinamite (1 Co 15). O pregador do evangelho deve se conscientizar como Paulo, que o homem natural simplesmente não pode aceitar a verdade do evangelho sem que o véu seja tirado pelo Espírito Santo. Mas, a maravilhosa verdade é que o Espírito Santo faz com que a mensagem da cruz seja comunicada ao coração e mente com poder de maneira sobrenatural. Ele derruba toda barreira. Nenhum evangelista ou pregador (seja homem ou mulher) pode pregar no poder do Espírito Santo, se não tiver o toque de Deus sobre seu ministério. O Espírito Santo é o comunicador.

O Evangelismo é eficaz

Quando proclamo o evangelho, seja numa esquina em Nairobi ou em uma reunião em Seul, ou em uma tribo no Zaire, ou em um estádio na cidade de Nova York, entendo que meus ouvintes têm suas convicções pessoais que se transformam em barreiras psicológicos e espirituais. Mas quando começo a pregar eu confio ao Espírito Santo a responsabilidade de tocar em cada coração.


O evangelismo é eficaz porque:

1. As pessoas necessitadas não foram aperfeiçoadas com a ajuda das riquezas materiais. Isto é uma verdade em todas as culturas. Jesus disse que “A vida de um homem não consiste na abundância do que possui”. (Lc 12.15)

2. Há um vazio em cada vida sem Cristo. Toda humanidade lamenta por alguma coisa. Dê um milhão de dólares para um homem e ele não estará satisfeito. Se alguém praticar toda forma de sexo ou drogas, ainda assim jamais estará satisfeito. Tenho ouvido o lamentável clamor de estudantes universitários que estão intelectual, psicológica e espiritualmente perdidos. Pascal acertou quando disse: “Existe um vazio em cada vida que somente Deus pode preenchê-lo”. Quando proclamamos o evangelho, estamos nos dirigindo diretamente para este vazio. Quando estamos comunicando, seja no evangelismo pessoal ou em grupo, há uma receptividade pela mensagem da cruz, porque somente Cristo pode preencher o vazio.

3. Solidão. Uma solidão, que alguns chamam de solidão cósmica. As pessoas não estão conscientes que estão sozinhas. Elas podem estar sozinhas ao lado dos seus cônjuges, elas podem estar sozinhas na multidão. É uma solidão que somente Deus pode preencher, e eles não entendem isso.

4. Culpa. Falamos para pessoas que têm sentimentos de culpa. Esta é a mais universal de todas as experiências. Quando pregamos Cristo, nós estamos falando diretamente sobre o problema da culpa. Você não faz as pessoas sentirem culpa; elas já sentem culpa. Diga que o sentimento de culpa existe por causa da rebeldia contra Deus, e diga a elas que a resposta é aceitar a cruz de Cristo.

5. Morte. Há um medo universal da morte. Quando ouvimos rádio ou televisão, o fantasma da morte está presente ali. O sutil terror da morte não pode ser silenciado. Mas aqui está a gloriosa noticia: Nosso Senhor Jesus Cristo veio para anular a morte. Na sua própria morte e ressurreição, Ele tornou inoperante três coisas: o pecado, a morte e o inferno. Esta é a boa noticia da mensagem da cruz!


PREGAÇÃO EVANGELÍSTICA

1. Comunique o evangelho com autoridade, pregue com segurança, lembrando que a fé vem através do ouvir a palavra de Deus (Rm10.17). O Dr Sid Bronnell disse em Princeton: “Se você esta pregando na unção do Espírito Santo, os ouvintes ouvirão outra voz.” Não se deveria pregar sem a consciência dessa “outra voz”.
O povo tem consciência dessa “outra voz” quando você prega?
Você está cheio do Espírito Santo (Ef 5.18), e sua mensagem é eminentemente bíblica? Uma das razões porque o povo parava para ouvir Jesus era que Ele falava com autoridade.

2. Pregue o evangelho com simplicidade. O Dr James S. Stuwart, de Edinburgh, disse: “Você nunca pregará o verdadeiro evangelho se não pregá-lo com simplicidade”. Ele acrescenta: “Se você atira nos ouvidos de seus ouvintes, você não prova nada, senão que você é um péssimo atirador”. Este foi um dos segredos de Nosso Senhor: A grande multidão o ouvia com prazer (Mc 12.37). Ele falou a linguagem deles.

3. Pregue com repetição. O Prof. James Denney, de Glasgow, Irlanda, disse certa vez que Jesus repetiu seus ensinos mais de 500 vezes. Isto é encorajamento para todos os evangelistas. O evangelho pode, às vezes, se tornar antigo para nós. Mas, repita, repita, repita. O evangelho sempre será novo para as multidões. Nunca canse e nunca se incomode de compartilhar as boas novas mais e mais vezes.

4. Pregue com urgência: Você deve ter a consciência de estar falando com pessoas que poderão estar ouvindo o evangelho pela ultima vez. D.L Moody foi pregador em Chicago, e uma noite ele decidiu não fazer o convite. Ele iria esperar que a convicção para a salvação aumentasse como era o costume naqueles dias. Mas naquela noite houve um grande incêndio em Chicago, e ele estava pronto para escapar para o Lago Michigan. Então lembrou: “Oh! Deus, eu não fiz o convite para este povo que pode morrer esta noite.” Desde então, pelo resto de sua vida, por todos os lugares que pregava, ele nunca deixava de fazer o convite para as pessoas virem para Cristo.

5. Pregue por uma decisão: Uma pregação evangelística deve incluir um apelo por decisão – apelo para homens e mulheres se decidirem por Cristo. O evangelho de Jesus Cristo não é somente um conjunto de fatores para alguém concordar com seu intelecto. É um chamado individual por arrependimento e negligência de Deus e voltar-se para Cristo em fé, aceitando-o como Senhor e salvador. Diga para o povo que eles precisam fazer uma decisão.

Diga-lhes claramente como você quer que eles respondam; se devem estar de pé, levantar uma das mãos ou virem a frente para receberem instrução. Esteja certo que sem nomes foram anotados e que há um método para que sejam introduzidos na vida cristã, e uma igreja onde possam crescer na fé.

Quando faço o convite, sei que estou totalmente dependente de Deus. Este é o momento que me sinto emocional, psicológico e espiritualmente como um canal, por causa da batalha espiritual que ocorre no coração das pessoas. Devemos estar em atitude de gemido e agonia em oração.

Uma mensagem evangelística conduz uma pessoa a ver que ele ou ela é à luz da Palavra de Deus. Leve seu ouvinte a entender que uma decisão deve ser feita em resposta à mensagem. É a mensagem evangelística que levanta questões, como:
- Você realmente confia em Cristo?
- Se você morrer agora você irá para o céu? Também diz:
- Você não deve permanecer neutro sobre Cristo.
- Deixe Cristo entrar na sua vida agora e libertá-lo dos seus pecados e lhe dar nova vida.

Durante todo sermão eu tento deixar claro que o evangelho requer uma decisão que envolve o intelecto e as emoções, mas principalmente a vontade.

Estou feliz que o Senhor tenha me permitido ver um novo alvorecer para a evangelização mundial. O inimigo é forte, mas Deus é mais forte. A humanidade caminha para sua própria destruição, mas Deus ainda está negociando o retorno das vidas de homens e mulheres a si. Talvez estejamos nos últimos dias. Penso que estamos vivendo nos últimos dias que Joel e Pedro falaram. Este é um tempo maravilhoso para conduzir pessoas a Cristo.



Billy Grahan tem pregado o evangelho para mais de 100 milhões de pessoas através de cruzadas e outros tipos de reuniões, e outros milhões já ouviram as mensagens através do rádio ou televisão.

Este artigo foi adaptado por Bill Conard, um membro da Associação Evangelística Billy Grahan, da mensagem pregada em Amsterdam, Holanda. Sua autobiografia tem encorajando muitos cristãos a compartilharem as boas novas de Cristo.


Traduzido por Cyro Mello
(Revista Enrichment – Volume 2 - n°4)

Um comentário:

PAOLO disse...

Parabéns pelo seu Blog Pastor. De fato, essa mensagem que o senhor traduziu do saudoso Billy Graham, veio ao encontro de algumas necessidades minhas! Deus continue o abençoando rica e abundantemente!!