domingo, 14 de setembro de 2008

ENTREVISTA PARA O MENSAGEIRO DA PAZ

1) Faltando apenas seis meses da 39ª Assembléia Geral, qual a expectativa para a realização deste importante evento?
- Cremos que esta 39ª será a maior Assembléia de toda a história da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, devido a importância histórica e pela expectativa da votação através de urnas eletrônicas.
2) Quais as novidades?
- Tomando como base a 38ª AGO, ocorrida no Anhembi, SP, estamos nos empenhando para que toda estruturação seja diferenciada. Primeiro: A Mesa Diretora decidiu encerrar as inscrições no dia 20 de janeiro/09; isto ajuda muito na organização. Foi uma decisão muito oportuna. Não haverá mais as famosas filas agonizantes para os retardatários. A “cultura” de deixar tudo para última hora não terá mais espaço. No Anhembi se esperava no máximo 4 mil convencionais: quase 10 mil se inscreveram! Nenhuma organização pode funcionar assim. Segundo: as convenções só poderão inscrever novos ministros até 30 de setembro e os candidatos aos cargos eletivos têm até 31 de outubro para registrar candidaturas; Terceiro: todo espaço será monitorado por um sistema interno de câmeras; isto não elimina o mal, mas inibe a ação de pessoas má intencionadas.
Haverá outras novidades muito interessantes, como o sistema de entrada no plenário e o processo de votação, por exemplo. Haverá muitas surpresas agradáveis. O Parque de Exposição de Serra, no Espírito Santo, é amplo e muito apropriado para esse tipo de evento. Estamos seguindo toda orientação da nossa Mesa Diretora.

3) Dentre os assuntos que serão tratados na Assembléia, qual o mais importante para a mesa diretora?
- O mais importante para a Mesa Diretora, em especial ao nosso presidente, pastor José Wellington Bezerra da Costa, porque sempre o vejo falar nesse assunto é o item 2 do Edital, que trata da “Ênfase aos princípios pentecostais, face à celebração do Centenário das Assembléias de Deus”.
Quais eram os princípios pentecostais enfatizados pelos pioneiros: “Jesus salva, cura e batiza com o Espírito Santo”. Ainda havia um quarto item: “E em breve voltará”. O batismo com o Espírito Santo e os milagres eram indispensáveis naquela época. Qual a primeira coisa que faz um crente cheio do Espírito Santo? Prega o evangelho com autoridade, não é verdade?
Quando Daniel Berg esteve na Conferência Mundial Pentecostal no Rio de Janeiro, alguém lhe perguntou: “Qual o segredo do crescimento das Assembléias de Deus? Ele não teve dúvidas ao responder: “É o Espírito Santo. É o Espírito Santo que batiza os crentes e os crentes vão e pegam o evangelho. É o Espírito Santo.”, enfatizou.
O que vemos hoje: O batismo com o Espírito Santo já não é mais prioridade. Pode ser facilmente substituído por técnicas de adoração, totalmente suspeitas. Creio que a Mesa Diretora da CGADB não deseja perder a oportunidade desse final de primeiro centenário para reaver essa questão, caso contrário corremos o risco de iniciar o segundo centenário muito apáticos.
4) Qual a expectativa quanto ao número de participantes?
- A Secretaria Geral está preparada para receber acima de 10 mil convencionais. Todavia, a data para o encerramento das inscrições pode deixar muitos ministros de fora. Infelizmente, digo, felizmente, não haverá possibilidade de inscrição depois de 20 de janeiro/09.
5) Hoje já temos o Edital de Convocação pronto. Mas qual foi o processo?
É regimental: A Comissão de Temário se reúne para analisar as sugestões recebidas e vota pelos temas mais relevantes para a Assembléia de Deus. O Estatuto prevê o máximo de seis temas. Desta feita a Comissão de Temário foi assessorada pela Comissão Jurídica que, diante do novo Estatuto, sugeriu 3 temas indispensáveis, que são os itens 4,5 e 6 do Edital. O Edital foi publicado dentro do prazo e pelos meios oficiais de publicação.
6) Como se deu a escolha do tema “O Deus dos céus é o que nos fará prosperar”. Neemias 2.20a?
- Esse tema foi proposta do pastor José Antônio Neco, 2º vice-presidente, e aceito por todos os demais diretores na última reunião da Mesa Diretora.
O contexto bíblico mostra Neemias, como governador nomeado pelo rei medo-persa para reconstruir os muros de Jerusalém, e Esdras, o sacerdote, ocupado em restaurar o ensino sistemático da lei aos judeus recém-chegados do cativeiro babilônico. Diante de tantas oposições de três grandes inimigos como Tobias, Sambalate e Gesém é que estas palavras foram proferidas.
7) O que será tratado na Convenção a respeito do Centenário da AD no Brasil?
- Na verdade o projeto do Centenário já foi aprovado na 4ª AGE, em Porto Alegre RS, e já começou . O que será tratado nesta AGO será apenas o remanejamento de datas, para Escolas Bíblicas e comemorações nas cinco regiões do país.
A comemoração do centenário é uma ótima oportunidade para resgatar a beleza da nossa história .

Um comentário:

ALTAIR GERMANO DA SILVA disse...

Desejo todo o sucesso para glória de Deus na próxima AGO da CGADB, e parabenizo o trabalho desenvolvido pelo pastor Cyro Melo na secretaria adjunta.

Paz do Senhor!